sábado, 27 de julho de 2013

E enquanto Tarot está de férias...

Tarot é uma baita banda de metal, mais conhecida por ter o Marco Hietela (Nightwish) como frontman. Os últimos trampos deles saíram em 2010-11, desde então entraram num recesso merecido.

Exceto que recesso da banda primária significa na verdade meter a cara em uma banda paralela ou criar um projeto ou aparecer como convidado no novo disco da banda de um camarada. Os caras não ficam parados. Vivem de música, respiram as vibrações sonoras e notas. Quando estão descansando estão pensando naquele novo solo ou mesmo numa arte de capa para o próximo disco.

O brother do Marco, por exemplo, o senhor Zachary Hietela, guitarrista da banda Tarot, juntou uns colegas e montou o A2Z lançando um disco instrumental leve e satisfatório chamado Parasites In Paradise. 10 faixas na média dos 4 minutos com os agudos característicos das músicas do Tarot, mas agora com maior espaço para que o Zac faça sua apresentação de mestre da guitarra.


Janne Tolsa (tecladista do Tarot) dá apoio em “Cockroach”, “Nightcrawler” e “Leech”, ao passo que Marco pega uma guitarra acústica e faz aparições em “Nightcrawler”, “Caterpillar” e “Praying Mantis”. Não que dê pra perceber bem os teclados ou mesmo adivinhar que aquela levada que surgiu é o Marco Hietala quem está fazendo; quem manda na casa é o Zac e os seus dedilhados.  

“Isopod” faz homenagem à “De Mortui Nil Nisi Bene” do Tarot, com as mesmas passagens de harmonia. Forte destaque para “Praying Mantis”, com pedaleira acentuada, guitarra chorando na harmonia e solos agudos, do tipo que o músico insisti e dar mais uma dedada na mesma nota de antes, e mais uma, e mais uma. "Leech" é outra bacana também, a mais calma, digamos assim; diferente do todo; mas, não, espera, de repente ela ganha peso...



Repertório:
1. Cockroach
2. Nightcrawler
3. Isopod
4. Beetle
5. Centipede
6. Caterpillar
7. Mosquito
8. Praying Mantis
9. Strider
10. Leech


E os demais membros do Tarot ─ Tommi Salmela (voz), Janne Tolsa (teclados) e Pecu Cinnari (bateria) ─ resolveram fazer um Heavy Metal descompromissado e livre da liderança dos Hietela. Chamaram mais uns camaradas pra fechar o time batizado de Lazy Bonez e lançaram o disco Vol. 1.

Tommi, que no Tarot canta junto com o Marco, finalmente tem canções inteiras para sua interpretação quase sempre raivosa. No entanto, achei ele um tanto sereno neste disco, longe da fúria conhecida nas “Bleeding Dust” e “Back In The Fire” do Tarot. Talvez fosse essa sua intenção mesmo: mostrar-se diferente do Tommi que canta no Tarot. Tão diferente a ponto de converter “Poker Face” da Lady Gaga em metal. Ficou bom.

Marco Hietela vem bater cartão aqui também ─ aparece na faixa “First To Go, Last To Know” dividindo a letra com Udo Dirkschneider que, de alguma maneira, veio prestigiar esse projeto bacana. Outros destaques: "Frozen Love", "Written In The Sky" e "Return To Me". Recomendo.




Repertório:
1. Bring It All Now
2. Stainless Steel
3. First to Go ─ Last To Know
4. Frozen Love
5. Written In The Sky
6. M.I.L.F.
 7. Got A Soul
8. Free Ride
9. Poker Face (Lady Gaga cover)
10. Return To Me

Nenhum comentário:

Postar um comentário