O que é RPG?

RPG vem de Roleplaying Game, e significa “jogo de interpretação de personagem”. Jogar RPG é como fazer de conta: você finge ser outra pessoa, age como ela agiria e pensa como ela pensaria. É uma espécie de teatro, mas sem nenhum roteiro para seguir. A história apenas vai acontecendo (...). É como assistir a um filme ou ler uma revista em quadrinhos, mas com você participando da história! 
Marcelo Cassaro

De uma sessão de RPG participam o mestre e os jogadores. A função do mestre é apresentar ao grupo de jogadores uma história, uma aventura, que contenha enigmas, charadas, situações que exigirão escolhas por parte dos jogadores. Estes, por sua vez, controlam personagens que viverão a aventura, discutindo entre si as escolhas que farão e as soluções que darão aos enigmas que surgirem (...).

No RPG o jogador não é um mero espectador, mas um participante ativo, que como um ator, representa um papel e, como um roteirista, escolhe caminhos e toma decisões nem sempre previstas pelo mestre, contribuindo na recriação da aventura.

A base do RPG é a criatividade. Ao preparar uma aventura, o mestre pode basear-se em aventuras já prontas ou criar novas, usando sua imaginação e pesquisas em livros de ficção, filmes, peças de teatro. O jogador elabora seu personagem através de regras adequadas ao tipo de aventura a ser vivida e dirige suas ações durante o jogo. Esta flexibilidade traz possibilidades ilimitadas à história.

O RPG não é competitivo. A diversão não está em vencer ou derrotar os outros jogadores, mas em utilizar a inteligência e a imaginação para, em cooperação com os demais participantes, buscar alternativas que permitam encontrar as melhores respostas para as situações propostas pela aventura. É um exercício de diálogo, de decisão em grupo, de consenso.
Alfeu Marcato


Mestre/narrador?
Cada jogador é responsável por seu personagem. Então quem é responsável pelo resto do mundo? O narrador.

O narrador tem o melhor trabalho de todos. Pode ser divertido representar um personagem, mas o narrador não precisa se contentar com apenas um: ele interpreta os vilões, os capangas e todos os coadjuvantes que ajudam a compor a história. Além disso, ele também dá forma à história, determina o que acontece e quando, e sabe de tudo que está ocorrendo nos bastidores.
Robert J. Schwalb

Um dos jogadores é o mestre, e descreve o cenário e os desafios que os seus personagens encontram. O mestre interpreta os personagens coadjuvantes e os vilões da história. Também atua como juiz, para arbitrar regras do jogo e garantir que tudo corra de maneira justa.
Steve Kenson


Regras?
Quer você seja um jogador ou narrador, todos usam as mesmas regras. As regras são parte importante de qualquer RPG, pois ajudam a definir o que é e não é possível. Elas asseguram um certo nível de equilíbrio, surgido de uma compreensão mútua de como as coisas funcionam. Além disso, elas ajudam jogadores e narrador a tomar decisões sobre os personagens, apresentando números que revelam componentes vitais, como a habilidade de um personagem com interação social, sua experiência no manejo da espada, seu tamanho, força, beleza, etc.
Robert J. Schwalb


Por que jogar RPG?
Há muito tempo, antes dos filmes, da tevê, do rádio ou dos livros, as pessoas costumavam contar histórias umas às outras: histórias de caçadas, lendas sobre os deuses e os grandes heróis, ou fofocas sobre os vizinhos. Elas contavam histórias em voz alta, como parte de uma tradição oral de narrativa ─ uma tradição que já perdemos quase inteiramente.

Não contamos mais histórias ─ nós as ouvimos. Sentamo-nos passivamente, e deixamos que nos tomem no colo e nos levem para o mundo que nos é descrito. Tornamo-nos escravos da televisão, permitindo a uma oligarquia de artistas que descrevam nossa cultura para nós.

Mas existe outro caminho. O hábito de contar histórias pode voltar a fazer parte de nossa cultura. É sobre isso que trata este jogo: não sobre histórias contadas para nós, mas histórias que contamos uns aos outros.
Mark Rein•Hagen

Nenhum comentário:

Postar um comentário