domingo, 9 de setembro de 2012

Sobrevivente

Sobrevivente, o segundo romance de Chuck Palahniuk ─ é uma comédia demente de pesadelos, um tapa na cara da sociedade ocidental. É a sátira no seu melhor, e Palahniuk cuida de tudo isso com um distinto estilo de prosa envolvente e enredo chocante que mantém o leitor como refém até o fim de suas páginas.

Pra mim, é gênio. Gênio doido. Ele, o autor, já mostrou o dom em seu primeiro livro (um tal de Clube da Luta) e esbanja um pouco mais da mesma inteligência insana neste aqui.

Às vezes parece que Palahniuk quer se alongar em algo; ele parece capaz de ironizar determinado assunto por horas e horas. Mas não o faz. Esperto, se preocupa mais em contar a história do que soltar suas opiniões socialistas. Mas, fazendo isso, Palahniuk causa um efeito contrário: o que mais pega o leitor, gruda na mente, fascina e tudo mais, são suas sátiras (mesmo sendo citações subliminares, curtas), no caso, sobre religião, fama, publicidade.

Esses fatores constroem o histórico do protagonista, Tender Branson, que “sequestra um avião e decide se matar. Mas, enquanto o avião possuir combustível, ele resolve contar a história de sua vida para a caixa-preta, numa tentativa de explicar como diabos um sujeito decadente como ele quase se transformou em uma celebridade religiosa.”

Antes de ser divulgado como um produto, Tender era um serviçal que nas horas vagas dava conselho de suicídio para pessoas. Depois foi descoberto como ultimo sobrevivente de uma seita religiosa; foi considerado um messias por causa disso. A fama veio. A fama foi. E no fundo do posso, resolveu, enfim, se matar.

O texto não mudou, em relação ao Clube da Luta: Rápido, não linear, misturando fala, pensamento, ação. Nada de grandes detalhes; o autor deixa boa parte da atmosfera a cargo da imaginação de quem lê.

Com tudo isso, Sobrevivente é mais um livro diferente da massa. Conta uma história, e essa história não é boa. Você não termina a leitura maravilhado. Não sai dizendo por ai que parte gostou mais ou menos. É estranho. Algo que só vi nos dois livros que li deste autor. Você simplesmente absorve tudo e fica... maluco.

Qualquer um que curtiu Clube da Luta vai pirar com esse Sobrevivente. Recomendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário