Joguei pouco, esse tal de Guerra dos Tronos RPG. Pouco mesmo. Coisa de duas rodadas, ainda aprendendo as mecânicas. Pensei rapidamente numa ambientação bacana e foi: época de guerra, Robert Baratheon terminando de acabar com os Targaryen, o saque em Porto Real acontecendo. Um dos jogadores é Membro da Guarda Real, nessa, foi lhe entregue a missão de guardar um membro da realeza, levá-lo para longe da bagunça. Daí, o grupo deixou Porto Real e navegou rumo à uma das Cidades Livres.
A embarcação deles sofreu uma tentativa de ataque. Um guia importante morreu, o capitão ficou gravemente ferido. E lá estão os jogadores, no mar entre os dois continentes, parados. Há uma tripulação, óbvio. Mas o capitão e o cara que sabia pra onde ir estão fora de jogo. O que fazer? Os jogadores decidem.
Daí reparo que jogar Guerra dos Tronos RPG em alto mar pode revelar um pequeno estranhamento: não há nenhuma Habilidade/Especialidade/Beneficio que torne o personagem apto a seguir viagem pelo mar, navegar com experiência, manjar das direções, administrar uma galera com ordens de "bombordo" e "estibordo". E ai? Se eu crio um personagem das Ilhas de Ferro, como fico? Característica principal dos caras é a navegação, é o campo de batalha deles.
Mas é só um estranhamento ridículo que ocorre de primeira vista. O sistema não daria uma bola fora dessas. Acontece que há outras ferramentas do jogo que conseguem simular boa parte do necessário em alto mar. Encontrei elas, graças ao Deus Afogado, e compreendi a ausência de "Navegação".
Com o Benefício Foco em Conhecimento (Geografia) você é um estudado em geografia variada, terrenos. Não usa essas palavras, mas imagino que você possa, por exemplo, manjar o melhor lugar para aportar sua navegação, longe de rochas. Como é um conhecimento, você poderia já ter estudado sobre regiões em que, determinada época do ano, ficam tempestuosas, mar bravo. Ou regiões com bancos de areia, ilhas ocultas e tal. Coisas assim poderiam ser utilizadas numa fuga, numa armadilha, como atrair inimigos para uma região geograficamente problemática para causar danos aqui e ali, no casco
Mesma coisa com o Foco em Conhecimento (Natureza). Com este conhecimento, você sabe de clima, se amanha o vento vai soprar legal ou é melhor já mandar o pessoal remar desde já.
Conhecimento demonstra que você, no mínimo, estudou sobre o assunto. Num certo grau, pode significar experiência de vida. Então, se o seu personagem não tem experiência e não estudou, o jeito é se virar com a Habilidade Sobrevivência. Com ela você pode tentar pescar um Kraken (Especialidade Caçar) e, o mais importante, saber pra que lado é a Muralha e a Árvore (Especialidade Orientar-se).
E com a Habilidade Guerra, é possível comandar uma tripulação em combates e pôr ordem na casa, ponto.
Para quê Navegação? Tá tudo ai!
Afinal de contas, o que está morto não pode morrer, né Nimb?
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