domingo, 27 de outubro de 2013

GdTRPG em alto mar

Joguei pouco, esse tal de Guerra dos Tronos RPG. Pouco mesmo. Coisa de duas rodadas, ainda aprendendo as mecânicas. Pensei rapidamente numa ambientação bacana e foi: época de guerra, Robert Baratheon terminando de acabar com os Targaryen, o saque em Porto Real acontecendo. Um dos jogadores é Membro da Guarda Real, nessa, foi lhe entregue a missão de guardar um membro da realeza, levá-lo para longe da bagunça. Daí, o grupo deixou Porto Real e navegou rumo à uma das Cidades Livres. 

A embarcação deles sofreu uma tentativa de ataque. Um guia importante morreu, o capitão ficou gravemente ferido. E lá estão os jogadores, no mar entre os dois continentes, parados. Há uma tripulação, óbvio. Mas o capitão e o cara que sabia pra onde ir estão fora de jogo. O que fazer? Os jogadores decidem.
 
Daí reparo que jogar Guerra dos Tronos RPG em alto mar pode revelar um pequeno estranhamento: não há nenhuma Habilidade/Especialidade/Beneficio que torne o personagem apto a seguir viagem pelo mar, navegar com experiência, manjar das direções, administrar uma galera com ordens de "bombordo" e "estibordo". E ai? Se eu crio um personagem das Ilhas de Ferro, como fico? Característica principal dos caras é a navegação, é o campo de batalha deles. 

Mas é só um estranhamento ridículo que ocorre de primeira vista. O sistema não daria uma bola fora dessas. Acontece que há outras ferramentas do jogo que conseguem simular boa parte do necessário em alto mar. Encontrei elas, graças ao Deus Afogado, e compreendi a ausência de "Navegação"

Com o Benefício Foco em Conhecimento (Geografia) você é um estudado em geografia variada, terrenos. Não usa essas palavras, mas imagino que você possa, por exemplo, manjar o melhor lugar para aportar sua navegação, longe de rochas. Como é um conhecimento, você poderia já ter estudado sobre regiões em que, determinada época do ano, ficam tempestuosas, mar bravo. Ou regiões com bancos de areia, ilhas ocultas e tal. Coisas assim poderiam ser utilizadas numa fuga, numa armadilha, como atrair inimigos para uma região geograficamente problemática para causar danos aqui e ali, no casco 

Mesma coisa com o Foco em Conhecimento (Natureza). Com este conhecimento, você sabe de clima, se amanha o vento vai soprar legal ou é melhor já mandar o pessoal remar desde já.

Conhecimento demonstra que você, no mínimo, estudou sobre o assunto. Num certo grau, pode significar experiência de vida. Então, se o seu personagem não tem experiência e não estudou, o jeito é se virar com a Habilidade Sobrevivência. Com ela você pode tentar pescar um Kraken (Especialidade Caçar) e, o mais importante, saber pra que lado é a Muralha e a Árvore (Especialidade Orientar-se).

E com a Habilidade Guerra, é possível comandar uma tripulação em combates e pôr ordem na casa, ponto.

Para quê Navegação? Tá tudo ai!

Afinal de contas, o que está morto não pode morrer, né Nimb?

Nenhum comentário:

Postar um comentário