terça-feira, 4 de outubro de 2016

Tesouros de Curitiba e outras histórias, de Valter Cardoso

Foi presente. Fiquei encabulado, até demorei para encontrar as palavras. Achei numa hora dessa: 

Valter Cardoso tem um jeito especial de contar histórias com os olhos no final, na revelação de algo. O que acontece na maioria dos contos dessa antologia é uma pincelada dos detalhes te preparando para alguma coisa, detalhes que passam a fazer maior sentindo quando o oculto se revela e o conto termina. A dica na orelha é importante: "Fugindo do óbvio, tento trazer ao leitor uma experiência nova e inédita em cada conto. Alguns ficam mais evidentes em uma segunda leitura".

Tesouros de Curitiba é uma exceção, o foco aqui está na jornada. Um grupo veterano faz um tipo de caça ao tesouro por uma Curitiba futurista. Nem precisa ser de Curitiba para curtir, mas se for, melhor para sua leitura. Mas o mais legal é o imenso iceberg do cenário atual do mundo, que o autor faz questão de revelar só uma ponta, brincando com a imaginação alheia. Rolou uma guerra, hackers no fronte, e agora internet é proibida. As pessoas voltam a entrar em bibliotecas para descobrir coisas. E tem alguns andarilhos sequelados por causa de conexões mentais clandestinas, tipo um Matrix que deu ruim para eles. Coisa de louco. 

Eu tenho uma queda por essas narrativas que conversam com o leitor, daí fico inclinado a deixar Presas na paixão no pódio. Ao lado cabe Previsão do tempo, ficção científica da boa que vai entortar sua mente, como toda viagem no tempo costuma fazer, melhor ainda quando a história é contada apenas com diálogos. E para o conto Fita de Moebius tá valendo uma exploração no Google do que raios é Fita de Moebius — eu fiz depois da leitura e o sentido da coisa toda caiu sobre minha mente como bigorna pesada.

Tesouros de Curitiba e outras histórias joga com 12 contos no total, histórias com situações que podem lhe ser comuns só que vestidas no camisão bacana da ficção científica. Um belo presente. 

Um comentário:

  1. Parabéns Valter Cardoso por esta maravilhosa iniciativa, levar o conhecimento, informação, novidades através de uma excelente história.
    Grande Fraternal Abraço
    Francisco G.S. Cardoso

    ResponderExcluir