quinta-feira, 18 de junho de 2015

Nota sobre adaptações M&M

Normalmente, uso apenas o livro básico pra criar as adaptações. Mas tenho lido o Manual do Malfeitor e me sentido atraído pelos estilos de luta, de modo que resolvi adotar aqueles conjuntos de Feitos nas adaptações.

Isso significa que deixei de simplesmente jogar os Feitos de combate nos personagens. Agora, por exemplo, um Demolidor teria os conjuntos de Feitos do estilo Boxe e Kali, ao passo que uma Viúva Negra teria manobras de Jiu-Jítsu. Não somente, claro: eles teriam outras manobras, afinal nem Boxe nem Kali listam Luta Cega, algo que o Demolidor teria.

Toda essa edição me fez olhar para os personagens menos marciais, personagens que não possuem treinamento profundo em algum estilo de luta e que, de alguma forma, adaptei com Feitos combativos. Então resolvi deixar alguns Feitos apenas para combatentes. Isso significa que uma Rocha Lunar não teria manobras como Ataque Acurado ou Ataque Atordoante.

Há exceções: quando o personagem demonstra algumas habilidades mesmo sem a arte marcial no currículo, geralmente por causa de um poder. Um Hank Pym, na forma de Gigante, teria, sim, Agarrar Instantâneo ─ uma habilidade digna de quem faz Jiu-Jítsu, Sumô ou Luta Livre. Então, como resolvo isso? Compro o Feito como se fosse um Feito de Poder, daí ele utiliza a manobra apenas quando esta na forma de Gigante, pois, sendo ele franzino cientista, jamais poderia agarrar instantaneamente um oponente logo após um ataque corpo a corpo.

Sobre Perícias: estou sendo mais simples e direto no trato com os números, usando apenas 4 (conhecimento básico), 8 (profissional), 12 (especialista) e, mais raramente, 16 (mestre). Essas referências (básico, profissional, etc) estão na página 38 do livro básico.  

Por fim, geralmente tento encaixar os pontos totais dos personagens no estilo da tabela básica de nível, de 15 em 15 (150, 165, 180, etc). Mas raramente a pontuação condiz com o nível (há personagens de nível 9 com 180 pontos, por exemplo. E personagens de nível 10-12 com mais de 200 pontos).

Nenhum comentário:

Postar um comentário