quinta-feira, 27 de março de 2014

Ex Heróis

Parei com os comentários de livros. Mas farei uma excessão hoje para sugerir, muito brevemente, o livro Ex Heróis. Principalmente para você, narrador de RPG, fã de HQ’s e fanático por zumbis.

Um "vírus" se espalhou. Ocorrências de canibalismos pipocaram. Pensaram ser um ataque de fúria contagioso. Quando perceberam que eram zumbis, já era tarde. Muitos não acreditaram, acharam a coisa fantasiosa demais; até o momento que um vizinho infectado ─ salivando e batendo os dentes e grunhindo ─ resolveu semear a boa nova pelo bairro.

Pouco antes do caos pessoas especiais apareceram. Pessoas com poderes e disposição para fazer o bem. Tentaram conter o avanço dos zumbis, mas não deu muito certo. Então se refugiaram num estúdio cinematográficos, junto com dúzias de civis sobreviventes, vivendo num futuro sem futuro. Daí a estória começa.

O livro é belamente estruturado. O senhor Peter Clines usa flashbacks de quando em quando, apresentando rápidas noções do mundo antes de se tornar o que se tornou, das primeiras ações dos heróis até a origem do vírus zumbi. Enquanto isso, o tempo presente é movido a base de adrenalina, com a pancadaria e correria que encontramos facilmente num filme ou seriado muito bem representados no texto. A história não fica atrás, embora o final tenha me dado coceira (ei, como Gorgon perdeu uma treta estando com a energia do Zzzap? Não entendi isso, caro Clines, não entedi mesmo).

Sobre RPG: se um mestre de M&M ler este livro, é certo que irá imaginar o funcionamento dos poderes dentro do jogo, esboçando mentalmente as fichas de cada personagem herói apresentado. E até parece um roteiro pronto para uma campanha, com eventos iniciais que vão crescendo até virar um épico combate final. Você pode pensar que os principais inimigos são os zumbis, mas não, há um outro sujeito realmente ameaçador no cenário, disposto a eliminar os heróis. Um perfeito Chefe de Fase. Os zumbis, veja bem, são os meros obstaculos no caminho. Tudo bem que muitos deles podem atrapalhar a vida de um herói, mas o verdadeiro perigo é algo além disso.

Enfim, Ex Herois é uma aventura pronta, com cenário popular e personagens interessantes. Uma fonte abumdante de ideias para o seu jogo. Ah, além de ser um ótimo livro. Recomendo energicamente.
 
Leia o inicio AQUI.  

Um comentário:

  1. Zombies já está visto... até introduzirem algo novo. Heróis, ex heróis até (algo muito mais atraente), contra Zombies, parece muito interessante.

    Blogue: http://pensamento-indescoberto.blogspot.pt/

    ResponderExcluir