terça-feira, 18 de junho de 2013

Mais ficção cientifica

Fringe mal acabou e o diretor/produtor J. J. Abrams, mesmo com as mãos trabalhando em Star Trek e Star Wars, já arranjou tempo para fazer nova ficção cientifica para a TV. Juntou-se com outros produtores colegas de trampos antigos e escalou atores, em maioria, com históricos em filmes ─ como Karl Urban, o doutor McCoy da Enterprise (Star Trek) e o cavaleiro Éomer de Rohan (Os Senhor dos Anéis) e que agora ocupa o espaço de protagonista da nova série do Abrams: Almost Human.

Futuro. Androides funcionais atuando pela sociedade (ou talvez só na policia?). Aquela pegada de investigação derivada de Fringe, e talvez, se a série render numerosas temporadas, haja uma brincadeira de viagem no tempo-espaço, tipo Lost. Pelo trailer e temática, Almost Human me lembra um pouco o filme Substitutos, com Bruce Willis. Lá, todos possuem um versão androide de si próprio, usando a máquina para sair de casa, trabalhar e tudo o mais enquanto o cidadão humano fica em casa, numa espécie de cápsula, controlando seu androide mentalmente. E existem aqueles que não toleram essa "mudança", essa aceitação das máquinas substituindo o homem. E num rápido vislumbre de Almost Human, o protagonista parece um tanto desconfortável com o fato desses cabeças de lata serem a maioria (desconfortável, principalmente por ganhar um novo parceiro androide), e tem uns caras mascarados com marra de terrorista querendo derrubar o sistema para mudar essa sociedade mecanizada, bem no estilo do filme Substitutos.  

Algumas coisas devem soar clichê para os velhos adeptos de casos policiais, mas, se tratando de Abrams, é sempre bom conferir. Assim como Fringe era uma aula de química e física a cada episódio, quem sabe Isaac Asimov não dê uma incorporada num dos personagens, passando conceitos da robótica para o telespectador enquanto este curte a trama. Basta esperar pelo segundo semestre.


  

Nenhum comentário:

Postar um comentário