quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Pra variar, música medieval

Que coisa. De repente estou vagando nos sites de músicas da vida, e vejo a tag “medieval” junto a um disco chamado Von Den Elben, de uma banda alemã chamada Faun. Bateu a curiosidade imediatamente. Não por menos: Alemanha é um lugar que gera boas bandas e grandes músicos. E também fazia tempo que não ouvia algo “medieval”, seja lá o que isso significasse, exatamente.

Alguns minutos depois do encontro, eu já estava ouvindo as 13 faixas que eu chamaria de “Folk”, ou, sei lá, “Celtic”(?). O fato é que Faun é uma banda de bardos nos dias de hoje, o que significa a presença de alaúde, harpa, gaita de fole, flauta e outros instrumentos que eu sempre quis saber o nome, mas nunca pesquisei. Nada de guitarra ou bateria ou baixo. Só instrumento medieval mesmo. E, claro, as vozes delicadas e melodiosas.

Mesmo pra mim, acostumado com um Folk Metal, Faun tem sido uma experiência sonora diferente. Exige do ouvinte uma extrema atenção, para que este perceba as estruturas geniais das canções. Grande banda, belo disco.

Grande destaque para a instrumental “Andro II”, em que uma possessa gaita de fole faz um som impossível de perfeito, acompanhada de uma percussão maluca de boa. “Tanz Mit Mir” é um instante diferenciado, mais agitado, mais taverna. O refrão que mais me atingiu foi o de “Wenn Wir Uns Wiedersehen” e os melhores versos estão em “Schrei Es In Die Winde”.

Só digo: Vale a pena.



Repertório: 1. Mit Dem Wind / 2. Diese Kalte Nacht / 3. Von Den Elben / 4. Tanz Mit Mir /
5. Schrei Es In Die Winde / 6. Wilde Rose / 7. Wenn Wir Uns Wiedersehen /
8. Bring Mich Nach Haus  / 9. Welche Sprache Spricht Dein Herz / 10. Andro II /
11. Minne 2013 / 12. Thymian & Rosmarin / 13. Warte Auf Mich
 

2 comentários:

  1. Oh, Faun! Eu já tinha ouvido e acho lindo... mas tinha me esquecido deles. Obrigada por ter me lembrado, nobre Torinks!

    ResponderExcluir
  2. Muito, muito bom mesmo!!

    Obrigado por mais uma excelente indicação, nobre escaldo!

    ResponderExcluir