sábado, 6 de outubro de 2012

Ruas Estranhas


O nome/logo George R. R. Martin, estampado na capa, é para emprestar um ar mais importante à imagem do produto, mas na verdade o autor d’As Crônicas de Gelo e Fogo nada fez além de editar o livro (junto com Gardner Dozois), organizando 16 contos, cada um de um autor específico. Autores que, juntos, tornam este livro no mínimo bom. 

Na lista: Charlaine Harris, Joe R. Lansdale, Simon R. Green, Steven Saylor, S.M. Stirling, Carrie Vaughn, Conn Iggulden, Laurie R. King, Glen Cook, Melinda M. Snodgrass, M.L.N. Hanover, Lisa Tuttle, Diana Gabaldon, John Maddox Roberts, Patricia Briggs e Bradley Denton. 

Alguns desses nomes são bem conhecidos, outros, nem tanto. O fator em comum entre eles é o status de autores best-sellers que já ocuparam a tão famosa lista do New York Times. E agora, mais um ponto em comum: todos juntos, escrevendo fantasia urbana.
Fantasia Urbana. Tema novo. Martin fala sobre ele no prologo do livro, deixando claro o que o leitor irá encontrar: estórias que envolvem investigação moderna com algo sobrenatural. 

Então temos um demônio sedento que pode ser barrado apenas por uma bizarra música de um LP. Temos um personagem histórico, que na verdade é um ser “extraplanar” e vive até os dias modernos capturando coisas ruins que às vezes se manifestam no mundo. Temos um charlatão que finge falar com espíritos (e tira uma boa grana com isso), mas que se depara com uma situação de verdade, digo, um espirito de verdade. Temos Nightside: um lugar dimensional, em algum ponto de Londres, que sempre são 3 da madrugada e sempre esta cheia de criaturas da noite. Temos uma longa história de amizade entre um vampiro e uma humana. E por ai vai.

Ruas Estranhas não chega a ser um livro excepcional. Há contos, por exemplo, que a mim foram extremamente maçantes. Mas há uma grande vantagem aqui: entrar em contato com novos autores (já tenho alguns livros do Conn Iggulden na minha lista, autor que escreveu o melhor conto dessas ruas estranhas: A Dama Grita). No inicio de cada conto, Martin deixa um resumo do histórico de cada autor, identificando os livros já publicados por eles e prêmios ganhos.

É uma ótima dica para quem, de repente, se vê órfão (tipo, acabou uma série de livro e não sabe o que ler agora), familiarizando-se com novos autores, ou, simplesmente para quem curte ambientes modernos sinistros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário