sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Gregorian: hit’s famosos como você nunca escutou!


O que você esperaria ouvir de um disco com esta capa?”, perguntei para um amigo. “Algo épico”, ele respondeu. Vá lá, confira a capa no final do post para ter a mesma impressão que este meu amigo. O titulo do novo álbum, Epic Chants, reforça a ideia. E com tudo isso, o que eu menos esperava encontrar era músicas ou trilhas populares regravadas. Um disco de covers. E detalhe: cantado em coros gregorianos. Isso mesmo. Tipo coral de igreja.
O foco mesmo fica a cargo das letras, o instrumental pouco faz além de uma singela orquestração acompanhando de fundo. Exceção somente para as faixas “Against All Odds” e “Sky And Sand”, que usam de bateria e alguns acordes de guitarra. 

Dentre as melhores do repertório, temos “Conquest Of Paradise”, que inicia com um rápido e criativo dedilhado de alaúde (?) dando a suspeita da harmonia épica que Vangelis compôs. Outra ótima é aquela que casou com Titanic, se tornando um ser hibrido de pura nostalgia (você ouve falar do filme e lembra da canção, escuta a canção e lembra do filme): “My Heart Will Go On”. Tenho uma queda por “Kiss From A Rose”, então foi o cover que mais curti. E a única de composição original do grupo, “World Without End”, música inspirada no livro de mesmo nome do autor Ken Follett, é grande destaque por causa de um forte vocal feminino. 

Gregorian não chega a ser um grupo tão inspirador a ponto de viciar um ouvinte logo de primeira. Mas o formato de cantar flashbacks em coros é louvável, uma arte inteligente que homenageia lendas de décadas passadas com inovação. 

Vale a pena conferir.


Repertório:
1. World Without End
2. Against All Odds (Phil Collins - Against All Odds)
3. Conquest Of Paradise (Vangelis - 1492: Conquest Of Paradise)
4. Both Sides Now (Joni Mitchell - Life As A House)
5. Bright Eyes (Art Garfunkel - Watership Down)
6. My Heart Will Go On (Celine Dion - Titanic)
7. Live And Let Die (Paul McCartney & Wings - James Bond Live And Let Die)
8. Into The West (Lennox - The Lord Of The Rings: The Return Of The King)
9. Kiss Of A Rose (Seal - Batman Forever)
10. Last Unicorn (America - The Last Unicorn)
11. She (Elvis Costello - Notting Hill)
12. Unchained Melody (Hy Zaret & Alex North - Unchained)
13. Sky And Sand (Paul Kalkbrenner - Berlin Calling)
14. Stay [Far Away, So Close] (U2 - Faraway, So Close!)

2 comentários:

  1. Que legal, Torinks. Vou conferir. Meu pai ama Gregoriano e tem um par de discos de "covers" nesse estilo. Eu acho um barato. Vou conferir agora mesmo, principalmente porque gosto muito de Kiss from a Rose e Conquest of Paradise, hehehe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o/

      Astreya, já que curte Kiss From A Rose, aproveito pra recomendar o cover que a banda Northern Kings (não sei se conhece) fez desta canção. Simplesmente animal.

      Excluir