sábado, 28 de julho de 2012

Sabaton: O metal das guerras


As Grandes Guerras e históricas batalhas marcantes. Esse é o tema das canções dessa banda sueca de Power metal. Desta vez, porém, o grupo mudou de ambiente: foram explorar contos de guerra da própria Suécia, produzindo então o novo Carolus Rex, um álbum patriota.

Só entrar em contato com os primeiros riffs marcantes e os refrões épicos cheios de coros, para imaginar um campo de batalha com soldados trocando chumbo, tanques tremendo o mundo a cada disparo, aviões assobiando no céu, batalhas navais em meio a uma forte tempestade.

O grupo conta com um cara monstro nos vocais. Joakim Brodén, bruto, arrasta seu inglês fazendo um sotaque quase gutural que deixa as coisas mais sérias. Tem um estilo padrão de mandar bala nos hinos de guerra, mas surpreende até o fã mais antigo ao comandar a faixa bônus “Feuer Frei”, um cover absurdo da banda Rammstein. E por falar em absurdo, há também um tributo ao Amon Amarth: “Twilight Of The Thunder God”.

Dentre o repertório comum, as melhores são “The Lion From The North”, “Long Live The King, “Ruína Imperii” e, é claro, a própria “Carolus Rex”.  

Sabaton é uma das melhores do Power metal atual, e esse álbum apenas mantêm o nível de qualidade que esses suecos vêm demonstrando já há algum tempo. Recomendo.

Repertório:
1. Dominium Maris Baltici / 2. The Lion From The North / 3. Gott Mit Uns /
4. A Lifetime Of War / 5. 1648 / 6. The Carolean's Prayer / 7. Carolus Rex /
8. Killing Ground / 9. Poltava /10. Long Live The King / 11. Ruina Imperii /
12. Twilight Of The Thunder God (Amon Amarth cover) /
13. In The Army Now / 14. Feuer Frei (Rammstein cover)

2 comentários:

  1. Muito bom! Não conhecia esta banda, mas gostei bastante do trabalho deles e do "sotaque" do vocalista.

    Procurarei saber mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Odin, procure por "Primo Victoria". É a faixa mais famosa deles. Alias, o Van Canto fez cover dela.

      Excluir