quinta-feira, 5 de julho de 2012

Rhapsody: O novo campeão do metal sinfônico

Não. Não é o mesmo Rhapsody (Of Fire) de “Emerald Sword”, “Land Of Immortals”, “Power Of The Dragonflame”. Nada disso. Esse novo Rhapsody é um grupo formado pelo guitarrista Luca Turilli que, ai cair fora do Rhapsody Of Fire, anunciou, ano passado, sua nova empreitada musical.

Então, temos aqui mais uma banda italiana de metal sinfônico lançando um disco de nome Ascending To Infinity. Quem já conhece o talento do Turilli no mundo do metal, deve acompanhar este álbum sem nenhum tipo de estranhamento. Agora, quem é fã nervoso, como eu, deve ouvir o disco uma, duas vezes, e decidir precipitadamente que este é o álbum modelo de como se faz metal sinfônico. Uma escola. Luca Turilli apresenta sua palestra sem economizar nas orquestrações, além de sempre abusar da ópera, não se prendendo ao moderno inglês, mas usando também o italiano. Somando-se à qualidade da gravadora, a história só poderia ser uma: um disco com instrumental gigante, cá e lá, a todo tempo, pulsando de forma épica.

Além de exibir todo seu arsenal de solos de guitarra, Turilli faz o possível para demonstrar o seu conhecimento e inspiração mitológica, compilando um mito por faixa. Excalibur, Atlantis, Anjo Caído, Divina Comedia, e por ai vai, criando um repertório que viaja pelas eras e contos. E dentre essa epopéia, as de qualidade diferenciadas são “Dante’s Inferno” e “Excalibur”; seja no instrumental ou nos refrões, essas duas ganharam mais aplausos deste ouvinte aqui. E o costume de fazer um tributo não escapou desta nova banda. Dois covers. Um é “Luna”, bela e profunda canção italiana de Alessandro Safina. O outro é “March Of Time”, do Helloween.

Enfim, Ascending To Infinity é um disco perfeito no que é proposto. Essa banda conseguiu criar um retrato próprio, não soando tão semelhante ao Rhapsody Of Fire. Me parece o tipo de projeto que está à anos confinado na cabeça do artista, e quando finalmente sai da teoria para a pratica o resultado é satisfatório. Rhapsody é o campeão do metal sinfônico atual, simples assim.


Repertório:
1. Quantum X; 2. Ascending To Infinity; 3. Dante's Inferno;
4. Excalibur; 5. Tormento E Passione; 6. Dark Fate Of Atlantis;
7. Luna (Alessandro Safina cover); 8. Clash Of The Titans;
9. Of Michael The Archangel And Lucifer's Fall; 10. March Of Time (Helloween cover) (5:49)

5 comentários:

  1. Realmente, o resultado ficou bom, e saiu bem antes do esperado.

    Quando chegar a estas terras a um preço razoável, hei de comprar certamente.

    ResponderExcluir
  2. Cover de Luna??? Preciso ouvir!! Porque apesar de ter sido tema de novela XD, eu gosto dessa música.

    Bom, vou é ouvir tudo. Você me deixou animada, Torinks!

    ResponderExcluir
  3. Bem, eu acompanho o Rhapsody desde sua formação, quando nem era o Fabio Lione que cantava ainda e a banda se chava ThunderCross.

    Esse trabalho do Luca ficou muito bom. O fato de terem escolhido o vocalista do Trick or Threat também me impressionou.

    Muito bom, recomento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O vocalista lembra o Lione, e talvez isso tenha ajudado na qualidade do disco.

      Excluir
    2. Também achei que lembra o Lione!

      Excluir