terça-feira, 15 de maio de 2012

SIFRP is coming

Quando Leonel Caldela lançava seu quinto livro, vulgo Deus Máquina, na Livraria Cultura no Conjunto Nacional (São Paulo/SP), eu estive lá e, em um momento particular, pude conversar com o próprio Leonel. Um dos tópicos da conversa foi sobre o SIFRP (Song Of Ice and Fire RolePlay), um premiado sistema de jogo, da editora americana Green Ronin, baseado nas Crônicas de Gelo e Fogo do Geroge R. R. Martin. “A Jambô planeja trazê-lo?”, indaguei, ao passo que ele me respondeu algo como “Então, a Jambô já tem Tormenta e Dragon Age como cenários medievais fantásticos. Mas mesmo assim, todos na editora gostam d’As Crônicas... então estamos vendo isso com calma.” Ou seja, nem que sim nem que não. Mas, na Dragonslayer 36 veio a tão esperada posição da editora Jambô, confirmando que sim, os fãs já podiam começar a bolar as campanhas em Westeros, pois o sistema A Song Of Ice and Fire Roleplay seria traduzido. Cautelosos, ainda não publicaram datas. Com sorte, antes do fim do ano estará ai. Até lá, quem é muito compulsivo consegue no máximo algumas impressões do sistema com um fastplay disponibilizado pela própria Green Ronin, ou, com uma pesquisa rápida, encontra o suplemento básico, em inglês, para download.

Como meu inglês é genérico demais, não consegui compreender o sistema na língua estrangeira. Parecia uma criança folheando um livro só por causa das ilustrações (Apropósito, a arte é incrível. Pecado será se a Jambô publicá-lo em preto e branco). Mas, com a graça dos Sete, Thiago Hayashi, o abençoado, traduziu o fastplay para que plebeus como eu pudessem ter um gosto do tão aguardado RPG de Gelo e Fogo. E depois de absorver tudo, me ocorreu a proposta desta postagem: algumas impressões ligeiras sobre o que mais me chamou atenção no sistema.

O maior destaque do sistema (ao menos neste fastplay) são as regras para Intriga. Então você esta acostumado a mentir com um teste de Blefar, enredar e convencer com Diplomacia, seduzir e controlar com Manipulação, certo? Tudo com um teste ligeiro, que rapidamente lhe aponta sucesso ou fracasso, certo? Pois bem, em SIFRP essas rolagens de interação são praticamente um combate, onde você ataca e se defende, e somente quando os “pontos de vida” do alvo chegam ao fim é que ele foi convencido, enredado, seduzido, etc.

Esses “pontos de vida” são chamados de “Compostura”. E “Defesa de Intriga” é a versão de Defesa/CA para lidar com tentativas de Intriga. Os objetivos de uma Intriga são vários, as técnicas para se conseguir o que quer também estão listados e o quesito interpretação pode ou não ser relevante, dependendo do mestre e seus jogadores.

As regras para danos e ferimentos e lesões também me chamaram atenção. Talvez ali, no calor da batalha, um combatente não sinta tanto pesar pelos ferimentos. Mas depois, na hora de se recuperar, a coisa é realmente difícil, levando semanas ou até meses, isso com sorte, pois algumas falhas em determinados testes indicam uma piora nos danos. Algo como uma ferida ter gangrenado. Super fiel às Crônicas!

Juntamente com essas regras, o fastplay traz o suficiente para iniciar uma aventura, ainda que bem limitada com regras resumidas. Inclusive, ao fim, temos uma aventura introdutória bem capaz de familiarizar jogadores ao sistema e, é claro, um punhado de fichas prontas.

Bom, para quem ainda não viu, aqui esta a postagem do Hayashi, com o link para download do fastplay, vulgo Inicio Rápido.

E, por fim, duas antigas resenhas feitas por Cacorpg no Eu Gosto de Jogar, sobre os dois principais suplementos lançados até o momento: O Livro Básico e o Guia de Campanha.

Sobre a tradução e vendas por aqui, a esperança é que o livro a ser publicado seja o recente Game Of Thrones Edition, que é um modelo básico turbinado com novas regras inspiradas pelo 5º livro das Crônicas. Agora, é só esperar a Jambô trazer este Inverno logo.

Um comentário: