domingo, 15 de abril de 2012

Rock acústico finlandês? Só pode ser coisa boa!

Então você curte música, mas não sai de um mesmo estilo. E de repente, na monotonia que se encontra, você quer ouvir algo diferente. Experimentar arejar a cabeça com um som incomum. Então eis algo diferente pra você: Harmaja, banda finlandesa de rock acústico. E, detalhe: letras em finlandês, na voz de um dos melhores vocalistas do país nórdico.

Juha-Pekka Leppäluoto é nome do cara (ou somente ‘JP’). Mais conhecido pelos seus trabalhos com a banda Charon. Também é destaque no brilhante projeto chamado Northern Kings. Mas, creio eu, que o primeiro disco da banda Poisonblack, na época que era ativo com o grupo, é a origem de seu sucesso (na Finlândia, pois mundialmente JP não possui fama, injustamente). Sua técnica é ímpar: uma voz potente, grave, que consegue ser, ao mesmo tempo, monstruosamente melódica. E depois de anos no cenário do metal finlandês, JP investiu em algo diferente, montando o Harmaja em 2007, lançando dois álbuns desde então. E no último mês a banda tirou do forno o intitulado Marras, terceiro trabalho deste baita grupo.

Marras apenas segue o protocolo: um som limpo, que faz o ouvinte viajar nas melodias. Onze faixas que correm rapidamente, lhe incentivando a ouvir tudo de novo e de novo. O próprio idioma é super atraente; mais que agradável aos ouvidos. Este álbum, em especial, soou-me muito mais tranqüilo, meio contido em alguns pontos, mas, igualmente bom aos seus antecessores.

Dentre o repertório, destaco a mais agitada com o possível melhor desempenho do vocalista, Syntymähumala. Hän Tanssii Kevein Askelin, que tem um bom andamento com levadas de guitarra diferenciadas das demais canções. E a leve e profunda Kaamos Ja Syys, com ótima percussão no lugar da tradicional bateria.

Por fim, os comentários foram pobres, mais uma apresentação do que uma tradicional resenha, mas, querendo ou não, tenho pouco a acrescentar sobre Harmaja. É uma banda diferencial, portanto, ótimo entretenimento a qualquer tipo de ouvinte.

Repertório
1.Kaunis, Koskematon
2.Katkera Maa
3.Unessa
4.Kauas Vapauteen
5.Hän Tanssii Kevein Askelin
6.Eikö Kukaan Voisi Häntä Rakastaa
7.Kaamos Ja Syys
8.Syntymähumala
9.Pahan Jälki
10.Hiljaisuus Hänen Kannoillaan
11.Vieras

2 comentários: