segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Van Canto – Break The Silence

Van Canto é uma das propostas mais interessantes que eu já vi no metal. Trata-se de um grupo alemão formado por cinco vocalistas dotados de grande talento e bom gosto mais um baterista que termina de completar a compacta banda. Bom, na verdade apenas dois dos vocalistas cantam efetivamente, ao passo que os outros três são responsáveis, cada um, pelo baixo, andamento harmônico e algo como os agudos de uma guitarra nos solos, e por vezes uns vocais de fundo também. O estilo é o a cappella, no entanto, muito bem direcionado para o metal, se tornando então o que eles mesmos chamam de Hero Metal A Cappella.

Em seus três primeiros discos vemos boas composições, participações especiais de outros nomes do metal, ótimos clássicos como “Master Of Puppets” do Metallica e “Fear Of The Dark” do Iron Maiden adaptados ao estilo da banda, convidados à participar do último álbum da ilustre Tarja, e mais alguns detalhes que fizeram desta banda um diferencial acima da média na última década.

E agora eles voltam com Break The Silence, o álbum que, segundo meus ouvidos, é o melhor do grupo. E é de espantar como essa banda não erra. Ao menos é difícil se decepcionar, pelo contrário, trabalho após trabalho e o bom nível continua.



Começamos com muita vontade em “If I Die In Battle”, que abre o álbum com o melhor de um clima quase épico; mas é uma música bem comum para quem já conhece o grupo. O mesmo pode-se dizer de “The Seller Of Souls”, somente ouvindo pela segunda vez que fui de fato entender a música como nova, e inclusive eu achei estranho a escolherem para o vídeo; é uma boa faixa, mas de longe eu colocaria outras no lugar, para ser apresentada em vídeo.

Como de costume este álbum é premiado de bons covers:

“Primo Victoria” é um épico impressionante da banda Sabaton. E Van Canto soube reproduzi-la com maestria, e fez mais: convidou o próprio vocalista do SabatonJoakim Brodén – para cantar alguns versos do cover. Destaque para a percussão!



“Bed Of Nails” do Alice Cooper é o momento descontração. É o tipo de faixa que não deixa o meio do álbum passar despercebido, pela responsabilidade de ser de quem é, e por chegar a ser engraçado ter logo essa música, ali, no meio do todo. Ótimo cover também, até por que, se tratando de Van Canto, qual cover não seria bom?

Mas a surpresa mesmo vem em “Master Of The Wind”. Sim, uma poderosa música dos guerreiros do Manowar. Muito bem interpretada pela vocalista do grupo – Inga Scharf – e ainda acompanhada de piano. É por faixas como esta que sou a favor que a banda continue a homenagear clássicos do metal!

E então você pensa que acabou. Mas ainda tem os “dadadadon” e “kaboom” na “Bad To The Bone” do outro gigante chamado Running Wild.

A participação especial deste álbum fica a cargo de Marcus Siepen, guitarrista do Blind Guardian, que aqui empresta seus dedilhados de guitarra acústica na faixa “Spelled In Waters”.

Destaque também para “Black Wings Of Hate”, novamente com uma absurda interpretação da vocalista do grupo, além de trazer um dos melhores acompanhamentos harmônicos do álbum. “Betrayed”, que traz algumas passagens orquestradas. E a última do repertório, um épico chamado “A Storm To Come”, com partes mais narradas em meio à canção de nove minutos, que parecem pedir pra serem ouvidos novamente, depois que você termina o álbum.

Break The Silence é o mais longo álbum lançado pela banda, com pouco mais de uma hora de duração. No entanto, esse é aquele típico álbum que trai a percepção de tempo; nem de longe parece ser longo. Isso por que as músicas são bem divididas, e é um estilo sempre a surpreender embora não sejam tão capazes de grudar na mente a ponto de você a todo instante querer ouvir de novo e de novo. Os covers dão o peso de qualidade restante ao disco, e pronto, temos um grande álbum de metal a cappella! Fazem até parecer fácil criar um álbum desses...

Tracklist
1.If I Die In Battle
2.The Seller Of Souls
3.Primo Victoria (Sabaton cover)
4.Dangers In My Head
5.Black Wings Of Hate
6.Bed Of Nails (Alice Cooper cover)
7.Spelled In Waters
8.Neus Wind
9.The Higher Flight
10.Master Of The Wind (Manowar cover)
11.Betrayed
12.Bad To The Bone (Running Wild cover)
13.A Storm To Come

3 comentários:

  1. Amo Van Canto, uma das melhores bandas que já ouvi, vou conferir agora mesmo as canções, muito obrigada pela resenha, nobre Torinks. Como você mesmo disse, as músicas das bandas nunca me decepcionaram até agora!

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente convosco, nobres escaldos!

    A resenha deste nobre grupo está (como sempre) muito boa, bravo Torinks!

    ResponderExcluir
  3. Obrigado aos dois! E vida longa ao Van Canto!

    ResponderExcluir