sexta-feira, 18 de março de 2011

Within Temptation – The Unforgiving

Conheço pouco da banda, até o momento só ouvi seus dois últimos álbuns: The Silent Force (2004) e The Heart of Everything (2007). Mas acredito já ser capaz de julgar que é uma boa banda, onde as maiores atenções são voltadas para as linhas sinfônicas e de voz.

Pois bem, sobre o novo lançamento, digamos que a banda mudou um bocado. Talvez por causa da temática do álbum (musicas inspiradas em HQ's consideravelmente famosas), pois em “The Unforgiving” não se encontra muito aquela aura sombria que fez do ultimo álbum um grande trabalho. Já foi possivel entender um pouco dessa diferença com a single “Faster”.
 
Por exemplo. O album inicia com um narração em “Why Not Me” e então começamos pra valer com “Shot In The Dark”. A musica deve causar algum estranhamento nos fãs, assim como causou em mim, pois de inicio parecia que ia começar um pop rock estadunidense, muito longe do Symphonic Metal característico da banda, e isso acontece em quase todo álbum, em outras palavras, de primeira ouvida o álbum pode soar diferente do comum.

Em contra partida, é possivel notar grande maturidade da banda. Sobre tudo da vocalista Sharon den Abel, com uma voz bem versátil, perfeitamente adaptada ao tema de cada musica, o que torna tudo muito original e inédito.

Ouvindo em sequência, acredito que foi a partir de “Iron” que reconheci a banda apresentando um som de costume. Destaco então a dobradinha “Murder” e “A Demon's Fate”; ambas possuem interessantes linhas de voz, algo realmente novo, e esta ultima resgata um pouco da antiga sonoridade da banda a mesclando com essa nova experiência musical.

Algo novo sempre surpreende, e é o que acontece em “The Unforgiving”; um álbum que marca uma nova visão musical de uma banda no minimo promissora.

1.Wyh Not Me
2.Shot In The Dark
3.In The Middle Of The Night
4.Faster
5.Fire And Ice
6.Iron
7.Where Is The Edge
8.Sinéad
9.Lost
10.Murder
11.A Demon's Fate
12.Stairway To The Skies

2 comentários:

  1. Oba, boa resenha, já estou curiosa para confeir! Espero que a mudança de sonoridade não prejudique o estilo do qual eu tanto gostava, mas eu apreciei a canção "Faster", de qualquer maneira!

    ResponderExcluir
  2. Sim, Faster é uma das melhores do conjunto! Confira, pois é um bom álbum. Mas ainda considero "The Heart of Everything" melhor...

    ResponderExcluir