quinta-feira, 31 de março de 2011

Spartacus: Blood And Sand

O entretenimento mais recente que finalizei, fora o seriado Spartacus. Difícil achar uma palavra que defina os 13 episódios da 1ª temporada. Mas arrisco usar o bom e velho: Perfeito!

A primeira impressão, era de algo semelhante ao filme 300, mas em seriado. E de fato, muito nos cenários lembram o épico dos cinemas, mas Spartacus tão pouco precisa de grandes recursos para agradar; só pela historia, se têm uma grande série.


A série é mais que fiel a época de Roma em que é inspirada. O contexto histórico é breve, para que o seriado seja direcionado rapidamente para o principal: As lutas nas arenas entre gladiadores. Os famosos jogos que divertiam o povo.

Em um primeiro momento, os efeitos usados nas cenas sanguinolentas podem parecer um tanto bizarras, por causa do exagero. Mas depois de alguns episódios a produção parece se encontrar, e trabalhar com um pouco mais de senso, criando bons combates, acompanhados muitas vezes por uma empolgante trilha sonora.

Junto com a violência fora e dentro das arenas, temos um alto nível de nudez e palavreado de baixo calão. Características que passam com clareza o cenário romano naquele período. Sendo na minha visão, um dos pontos fortes do seriado: Seu realismo.

E é claro que tudo isso é muito bem construído graças aos ótimos personagens, interpretados por um elenco considerável (dentre os mais ilustres: John Hannah – Trilogia A Múmia; e Lucy Lawless - que interpretou a conhecida Xena). Em Spartacus, cada personagem é dono de uma personalidade muito bem trabalhada e desenvolvida. Vemos no decorrer da série um emaranhado de intrigas impressionantes, onde cada personagem possui uma motivação, um segredo, uma obsessão, e ao mesmo tempo em que oprime alguem, esse mesmo é oprimido por outro. Em Spartacus o centro das atenções são as batalhas entre os gladiadores, mas as batalhas diplomáticas são tão tensas quanto.

Me impressionei em ver tanta trama, tantos personagens, tão bem distribuidos em apenas 13 episódios. O que deu grande espectativa das futuras temporadas. Mas, infelizmente, o protagonista foi diagnosticado com uma série de tumores e está fora de atividade, o que tem adiado as gravações da 2ª temporada. Mas é previsto que no 2º semestre as gravações sejam organizadas.

Mas enfim, Spartacus é uma série que somente os personagens e a historia já a faz valer a pena. Fora que é uma boa fonte de inspiração para qualquer mestre de RPG. Recomendo e muito!

Nenhum comentário:

Postar um comentário