sexta-feira, 25 de março de 2011

Symfonia – In Paradisum

Timo Tolkki não perde tempo!

Conhecido por ser o cabeça da renomada banda Stratovarius. E após sair desta (em 2007~08) o guitarrista deu vida ao projeto Revolution Renaissance, do qual lançou três álbuns e foi encerrada também, ano passado. E ainda em 2010, o sujeito anunciou um novo trabalho, aparentemente muito mais que um mero projeto musical, mas sim um super grupo de peso assim chamado Symfonia.

Super grupo pelo simples fato de ter um line up bem conhecido no cenário do metal; um dos brasileiros mais bem sucedido no metal internacional: André Matos. O tecladista da formação da banda Sonata Arctica, responsável por ótimas linhas sinfônicas nos clássicos da banda: Mikko Harkin. Uli Kusch, baterista que simplesmente já passou por Gamma Ray, Helloween e Masterplan. E Jari Kainulainen, ex baixista do Stratovarius.

Com esse elenco a expectativa de Symfonia era gritante, ao menos para o fã aqui, que tem Timo Tolkki como guitarrista preferido. E devo dizer que o álbum não peca em nada. Tolkki apresenta ingredientes do qual já esta acostumado, então tudo soa muito nostálgico, sendo fácil encontrar semelhanças com composições antigas de sua carreira com o Stratovarius. Mas, para qualquer amante de Power Metal, In Paradisum deve causar boa impressão.

André Matos até manda bem nos vocais, mas pouco empolga no passar das faixas. O que mais chama atenção mesmo é o instrumental, no caso os duetos de teclado e guitarra. Timo já não consegue surpreender tanto na guitarra – apresentando técnicas novas – mas Mikko cobre isso com seus ótimos solos de teclado.

E como não poderia faltar, temos aquela tipica faixa épica, com coros e elementos bacanas. No caso “In Paradisum” é ela, que deve ser cansativa pra quem já esta acostumado coma classica Infinity do Stratovarius e a recente Trinity do Revolution Renaissance. Ao mesmo tempo, é a melhor do álbum, por ser a mais bem trabalhada. Destaque ainda para “Santiago” e “Don't Let Me Go”.

Enfim. In Paradisum é um trabalho que passa longe de ser algo novo, o ponto forte mesmo são seus membros experientes, fora isso eu vejo uma nova banda fazendo um som antigo. Espero estar errado quando digo que Symfonia não deve durar muito...

1.Fields Of Avalon
2.Come By The Hills
3.Santiago
4.Alayna
5.Forevermore
6.Pilgrim Road
7.In Paradisum
8.Rhapsody In Black
9.I Walk In Neon
10.Don't Let Me Go

2 comentários:

  1. hail RPG metaleiro!
    Muito legal esse post, to afim de ver a nova empreitada do andré matos!
    e pode colocar mais um amigo na sua lista de RPGistas e metaleiros

    ResponderExcluir
  2. Ae o/

    É, Andre Matos não perdeu a pegada, mas pra mim o que salva mais nas musicas são as linhas de teclado, pois de resto parece tudo muito Stratovarius...

    ResponderExcluir