sábado, 26 de março de 2011

Estaria próximo o fim do “Metal de Arena”?

É, esse é uma assunto que a um bom tempo eu tenho em mente. Mas somente hoje consegui parar pra escrevê-lo. E já que o blog nesse mês ta mais musical do que rpgistico, fica um ambiente um pouco mais propricio.

Pois bem, hoje 26 de Março, temos um grande ícone do metal mundial se apresentando em São Paulo. Acredito que o estadio que por hoje servira como Arena, deve estar lotados com os fãs eufóricos gritando com vontade “Maiden Maiden Maiden!” após cada música executada. O reconhecimento e a paixão desses fãs, acredito que são como bons prêmios para o Iron Maiden, fruto de uma grande carreira, que agradou no inicio e ainda hoje mantém seus ouvintes. Pois, independentes dos trabalhos desta década (que decepcionaram alguns fãs), Bruce, Steve e cia não perderam o jeito para algo que sabem fazer muito bem: Shows. Ou seja, fatores esses que colaboram para que a banda consiga lotar uma Arena facilmente, não somente o Iron Maiden, mas o mesmo vale para Metallica, Ozzy, e tantos outros veteranos.

Mas infelizmente, tudo tem um limite. No caso, a idade.

Os veteranos do metal enfrentam seus limites no passar dos anos, e aos poucos vemos muitos pararem com razões, e ao mesmo tempo vemos outros forçarem-se á um extremo constrangedor... Com esses ícones sujeitos ao inevitável fim de suas atividades, fica a terrivel questão: Como será o Metal daqui uns dez anos? Mais precisamente, os shows.

É verdade que nessas ultimas duas décadas surgiram grandes bandas. Mas o real problema é que a nova era do Metal é pouco divulgada, o que colabora para que as bandas da atualidade não sejam capaz de grandes eventos sozinhas, pelo simples fato de poucos as conhecerem. Bons exemplos foram shows que ocorreram aqui no Brasil ano passado, como o do Sonata Arctica e o do Tarot, ambos shows pequenos e “escondidos” embora sejam bandas tops nas listas da Europa.

Marco Hietala (Mais conhecido por ser membro da banda Nightwish), pela 1ª vez no Brasil com a banda Tarot, se apresentando no Blackmore Rock Bar, em São Paulo SP, ano passado. Acho que ele deve ter pensado “WTF? Só tem 1 dúzia de fãs nesse show! Detalhe: Incluindo os membros da minha banda...”

Outra possível explicação para isso é a própria internet e seus downloads. Considerados por muitos pirataria, ou, definido por outros como uma frase que encontrei em um blog que disponibiliza downloads: “quando houver música boa disponível, à um preço acessível, este blog não será mais necessário.”

Então, o mercado da música sofre esse choque, que querendo ou não atrapalha as bandas em suas empreitadas no mesmo. Talvez então por ser algo tão oscilante e difícil de estabilizar que o Metal é pouco divulgado, não somente o Metal, e não somente música, que sofrem com esse “choque” que os downloads provocam.

Os próprios sites e blogs de downloads passam a ser a mídia dessas bandas, anunciando os álbuns e shows. E quando esses últimos acontecem, vemos os preços dos ingressos absurdamente altos, possivelmente pela falta de vendas, por causa dos downloads. Então, em um show, uma banda consegue a renda que não conseguiu nas vendas de seus cd's. E esses preços altos somados a falta de divulgação em massa, fazem com que as Arenas não fiquem tão lotadas, não como em um show do Iron Maiden por exemplo, uma banda que não sofreu essas infelicidades com o mercado da música.

Podemos observar o Rock In Rio desse ano onde teremos boas apresentações como Red Hot Chilli Peppers, Metallica, Motorhead, Angra... infelizmente junto com ofensas ao nome e raiz do evento, como Rihanna, Katy Perry... (Pensaram até em mudar o nome do evento para “Music In Rio”...) É visível a confusão que acontece no mercado da musica atual. E é visível também a manipulação que é feita, que passa facilmente por cima das tradições. E é nesse cenário que o Metal de Arena corre grande risco de vida, ainda mais daqui a alguns anos onde os ícones do metal deixaram de atuar nos palcos, e não existiram outros grandes nomes capazes de substitui-los... Torço para que eu esteja errado sobre essa afirmação.

Principal fonte de inspiração para essa postagem: Territorio da Musica.

E também:



I Hear The Sound In A Metal Way
I Feel The Power Rolling Off The Stage
Cause Only One Thing Really Sets Me Free
Heavy Metal Loud As It Can Be
...

2 comentários:

  1. cara eu acho que enquanto existirem pessoas que curtem metal, pretigiam os shows e tocam com bandas essa pratica nunca morre
    eu to na luta, cantando com minha banda, indo em shows e apavorando os vizinhos com metal no ultimo volume!

    ResponderExcluir
  2. Boa! (fiquei curioso agora, depois apresenta tua banda pra mim ae!)

    Também acredito na fidelidade dos fãs, e se depender de nós o Metal terá uma longa vida, sem duvida!

    O que me preocupa são as proprias bandas, sufocadas pela atualidade onde é muito dificil ganhar reconhecimento, por não serem divulgadas, o que não lhes garatem boas vendas, até pq seus produtos são facilmente "pirateados" pela internet; hoje comprar um cd é algo raro (sendo muito mais "inteligente" fazer downloads), e mais raro ainda é achar uma loja especializadas...

    E imagino ser dificil manter uma banda nesse cenário; e hoje é cada vez mais comum ver o final de bandas novas. Em outras palavras, a proxima geração ira enfrentar duros desafios para sobreviver no mundo do metal. Como dito, acredito que os unicos que superam esses problemas são os veteranos, mas logo mais não os veremos mais em atividades...

    Enfim, é um assunto bem complexo, que vai muito além de nossas opiniões, e faltou um bocado de argumentos que poderiam completar tudo isso. E se fosse somente o Metal que sofre com essas coisas tava é bom.

    ResponderExcluir